Sejam bem-vindos, colegas da turma de Engenharia da UFJF de 1977


sábado, 5 de abril de 2025

AINDA ESTOU AQUI

Esse será o tema escolhido por Ferdinando Cyrne para o nosso próximo encontro. Não temos data e Dirceu já tem alguma coisa em mente para propor.
Vamos recordar esse nosso primeiro encontro oficial da comemoração de 40 anos de formatura em Engenharia.
Foi em novembro de 2017, no Sítio Haras Vale dos Anjos, na entrada de JF, pela BR 040.
Marini já estava bem acabadinho.
Essa garça pantaneira veio do Mato Grosso com a simpática esposa a sereia Iara.
De lá para cá eu não mudei nada. 
Será que Rutinha virá nesse? 
Walkreuse Santos Honório! Presente!
Nossas gatinhas que comigo formaram a elite intelectual da turma e assim pudemos ajudar muitos de vocês a conseguirem o diploma. Alguns me confessam que se não fosse eu estariam até hoje pegando o busú para o campus.
Tem gente que já nos deixou.
Cenas deprimentes de Reginaldo. Eles constituiram uma relação estável depois desse encontro mas Regi já refez o casamento com Zélia Maria.
Vamos falando.

domingo, 4 de dezembro de 2022

NOTÍCIA TRISTE: PERDEMOS O SR. JORGE

Ontem no encontro Zélia Maria, esposa de Reginaldo, estava preocupada com a saúde de seu pai, nosso amigo de longas datas.
Na verdade amigo de muito colegas de turma.
A casa dele de D. Zélia sempre foi ponto de encontro dos que passavam por JF.
Ele sempre participativo nos papos.
O casal ficava atualmente entre a casa de Reginaldo/Zélia e a do filho Zé Jorge, em Inhapim. O falecimento se deu naquela cidade. O corpo está vindo para JF, onde será sepultado.
Já nos justificamos com Zelinha, pois não podemos adiar a nossa viagem amanhã para Salvador. 
Muita força para eles, principalmente para a sua esposa Zélia!

VAMOS À COMEMORAÇÃO: SEGUNDA PARTE

O papo não tem fim, pois são 50 anos de convivência, no mínimo. Afinal, somente os bons faziam o curso de Engenharia em 5 anos. 


Márcio trouxe uma palavra de admiração e gratidão ao Professor Willian. Afinal, ele foi Secretário de Transportes de JF  e certamente, que o professor o empolgou para que ele entrasse nessa área. 
Outra apresentação de uma elite. Todos foram alunos do Granbery e meus contemporâneos.  Cantamos o Hino Granberyense, sem querer humilhar os que foram dos outros colégios inferiores.
Opa! Roberto Barreto, ao meu lado, também é granberyense! Convivi muito com os "Barretos" em JF.
Procurando manter tudo em alto nível.
Vamos para o jardim.
Algum trabalho para uma foto oficial. Alguns não podiam sentar, sob o risco de não conseguir levantar.
Um bolo fake para marcar a data.
A meta agora é um grande encontro em 2027. Antes disso, certamente, que terão menores e mais regionais.
E dia 3 de dezembro também era dia do niver de Nonoca.
Silvestre quis fazer inveja na turma com a sua barriga.
Desafio aceito. Que pena! Perdi feio.
Os irmãos Nonoca e Tuzinho.
Walkreuse é Engenheiro Eletricista e fomos colegas ferroviários. Ele sempre trabalhando em Barra do Pirai, chefiando a oficina de locomotivas.
Várias sobremesas nos esperavam.
                 
Muita alegria e muita gratidão a Deus por chegarmos até aqui. Todos ainda temos muitos planos pela frente. Vamos com fé, pois "a fé não costuma faiá".

ENTÃO VAMOS COMEMORAR OS 45 - PRIMEIRA PARTE

A data estava sendo esperada com muita ansiedade por todos: 3 de dezembro de 2022. Partimos para JF na véspera.
Pouco depois das 11h de sábado chegamos ao local no evento. 
Camisas comemorativas foram feitas na Signus Uniformes, em Muriaé.
Aquele é o salão reservado para a festa.
Decorado com as cores da  Escola de Engenharia da UFJF.
Veja que turma grande! Um significativo número não está mais entre nós, todos de forma precoce.
O paraninfo da turma virá.
Todos acham que eu em nada mudei. Pelo menos os cabelos escureceram um pouquinho.
A bandeira eu trouxe de casa. Ela foi feita para o encontrinho em Belisário, em 2021.
Dirceu também chegou cedo. Junto com Rosana organizamos o evento.
E a turma vai chegando, de diversas cidades.
Fátima e Zélia Maria são "amiguinhas" de Mírian. A nossa relação com o maridos, Edson Lisboa e Reginaldo, vem de longas datas. Edson foi de minha sala no primeiro e segundo ano do "Científico", no Granbery.

                      Logo estará bêbado.
São muitas recordações.
Nenem veio de Brasília com a esposa.
Drinks não vão faltar.
Nem comida.
Fábio trouxe seu material escolar. A pasta, caderno de "Concreto" e a régua de cálculo. Você nem sabe o que é isso. Ela fazia em alguns minutos algumas operações que qualquer calculadora  bem vagabunda faz em segundos. 
Edson vem de Cataguases e sempre traz a simpática família. Dra Aline é colega, professora da Universidade Federal de Ouro Preto. 
Taíse veio com o marido Hilarinho, de Cascavel-Paraná. Eles estiveram no encontrinho de Belisário.

Um momento solene, o único de todo o evento. O Professor Willian Aquino, da cadeira "Transporte" e  paraninfo da turma, vai fazer uma chamada.  Era comum na faculdade uma sala com tipo 20 alunos registrar 40 presenças.  De cabeça baixa o professor não via que alguém respondia para um ausente.
Mas, hoje todos em voz única responderão PRESENTE, quando chamado o nome do colega que nos deixou, como disse acima, precocemente.  São eles:
Portela,Marcos Bicanca / Diogo/ Wilsinho /José Márcio /Jairo / Marcos Costa Barros/ Geraldo Bifano / Luiz Gonzaga / Jonas Caúla / Jobson / Chicão / Yeda / Hermógenes / Rui / Marcos Goldner /Carlos Roberto Nicolini /Carlos Henrique - Kaiki /Brugiolo / Adalberto Curzio e Sione
O Professor Willlian agradeceu o convite e lembrou que todos somos vencedores. Vencemos um curso, vencemos o mercado de trabalho e demos contribuição para a Engenharia nacional.
Agora os homenageados somos nós. É que cada turma que conclui um curso na UFJF a Reitora destaca os chamados "tropa de elite", os seis que obtiveram melhor desempenho durante o curso, desde a classificação no vestibular. Rutinha chegou atrasada para a foto. 
Agora sim, recebendo seu presente. Como organizador do evento abri mão do meu presente.
l
Como assim! Cenas de sexo explícito na hora da entrega do prêmio ??? Dr. Écio é marido de Regininha. Ele foi nosso monitor de Cálculo e ambos são professores universitários.
Walkreuse faz a entrega a Regina, também professora universitária no Rio.
Ela teve participação na conquista do diploma por parte de muitos nessa festa. Não fosse ela, alguns estariam até hoje em JF fazendo o curso de Engenharia.
Mais uma homenagem para mim, oferecida por Marini e Nenem. Eles estão reconhecendo o meu trabalho em planilha Excel, de controle de confirmações, pagamentos, camisas... 
Pediram que eu autografasse um livro por mim publicado sobre o tema. Preciso  achar tempo para um novo lançamento atualizado. 
Agradeci muito e fiquei emocionado com a homenagem.
Vou parar por aqui. Espero retomar daqui a pouco, já que tenho viagem amanhã bem cedinho, para Salvador.