Sejam bem-vindos, colegas da turma de Engenharia da UFJF de 1977


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

UM PEDAÇO DE NÓS

A morte de uma pessoa querida no olhar de Chico Buarque, pode ser cantada como "um pedaço nós, uma metade afastada de nós,  uma metade exilada de nós, uma metade arrancada de nós... uma metade amputada de nós."
Ela é o pior tormento, é pior do que o esquecimento, é pior do que se entrevar. Deixa uma saudade que dói como um barco, que aos poucos descreve um arco, e evita atracar no cais. Ele descreve a saudade como o revés de um parto. 

Foi com essa tristeza que todos os colegas receberam a notícia da partida de Wilsinho. Muitos ligando ou passando e-mails querendo saber mais sobre essa tragédia.

Reginaldo Vasconcelos esteve no velório, no Parque da Saudade, falou com a família em nome da turma de 77, representando os que não puderam comparecer,  e descreveu o abatimento sobre todos. Muitos colegas da Engenharia estavam presentes. Pelos e-mails, Face e alguns telefonemas que dei, percebi que muitos outros estão em viagem de férias, fora de Juiz de Fora.

Sobre o acidente, Regi apurou que o carro de Wilsinho foi localizado fora da estrada, depois que um caminhoneiro, que consertava pneu no acostamento, percebeu marcas de fuga de um veículo pelo matagal. Desceu e viu o carro com o corpo.

Ele teve morte instantânea, com fratura no pescoço, segundo a perícia. O caixão foi lacrado, apenas com foto dele junto com a família.
A alegria, simplicidade, firmeza e a simpatia foram algumas de suas principais virtudes. Sua marca nesta  existência. Grande exemplo. Muitas saudades amigo. Vai ter festa no céu. -  Reginaldo Vasconcellos 
Estou profundamente triste com a notícia.
O Noqueira além ser amigo de turma de formando/77, era meu amigo do cotidiano. 
Desde nossa formatura encontrávamos, dentro do tempo disponível, aos finais de semana, principalmente no Bar do Chicão, ao lado do Bahamas do alto dos Passos.
Tive oportunidade de conhecê-lo muito próximo ao longo destes anos de vida profissional, um grande amigo e Pai de família, um grande profissional, uma grande pessoa .

O Nogueira estava atravessando uma fase muito difícil em sua vida, com sua mãe internada no CTI do Monte Sinai há aproximadamente 30 dias. 

Que Deus dê aos seus familiares e amigos, o conforto e resignação, neste momento de profunda tristeza.

Gerson Montessi (Batata)
Perdas, perdas e perdas ... ... .. que ELE conforte a família e que descanse em paz o nosso já saudoso amigo!   Snoopy.
Ficamos sabendo também! Muito tristes com a notícia!  Luiz Geraldo (Zé) e Dione
E com grande pesar que recebo essa triste notícia.
Wilsinho,  como era chamado por todos, sempre foi um bom companheiro e lastimo mais uma vez essa grande perda.
Que Deus console seus familiares.  -   Maria Helena Schumann
Prezados. Lamentamos imensamente a partida do grande companheiro.   Wilsinho um batalhador, um grande amigo. Que Deus conforte sua Família.  -  L. Silvestre

Um grande amigo que tive em JF, uma pena, fará falta. - Reinaldo G Nascimento.

Trabalhei com ele em Cava Grande, ele era um cara legal, com muitas histórias pra contar e muitas experiências vividas, Deus esteja com a família dando força nesta hora. 
 Foi com muito pesar que recebi esta triste notícia.
Favor externar a família do Wilsinho meus profundos
sentimentos.
Almir Cleber Lacorte.

Infelizmente não podei ir pois estou em Porto Alegre e o meu vôo será à noite mas dirigirei minhas orações para este meu grande amigo e desejo à Luciana, Laryssa e família toda a paz neste triste momento. Conforto a toda a família e que a D. Selma se recupere.

Marcos Amado

Realmente, uma tristeza danada. Alguém sabe se ele estava só ou acompanhado de familiares? Abraço a todos.
Walter Faulhaber
Que Deus ajude a família a atravessar o “vale da sombra da morte”.

domingo, 17 de janeiro de 2016

QUE WILSINHO EU TENHO NA MEMÓRIA?

Colegas:

A morte trágica de Wilsinho me abalou muito. Falei agora com Pedro, namorado de uma das filhas. A coisa foi muito triste. Ele estava voltando sexta-feira de uma obra próximo à Teófilo Otoni e a família perdeu contato. Somente nesta madrugada a PRF localizou o carro. Ele estrava sozinho. Até agora, 12 horas,  corpo ainda não chegou em JF. A família está desorientada. Ele deixou 4 filhos.
Wilsinho não era da minha "tribo" na Engenharia. Aproximei bastante dele a partir de nossos encontros. Gostaria de saber mais a respeito dele, na extrema esquerda da foto.
Vamos reconstituir um pouco da vida desse colega? Quem pode falar? 
Até como forma de homenagear alguém que tanto valorizou o convívio entre a turma, escreva algo e mande respondendo ao meu e-mail.

Depois a gente publica um texto grande, também como uma manifestação de conforto à família, expressando o nosso carinho pelo amigo.

Você começa?

FIQUEI MUITO TRISTE

Com muita tristeza repasso o e-mail recebido: 

Cleber, bom dia. 

Tenho uma triste notícia: faleceu de acidente de carro, o nosso amigo e colega de Turma: WILSON NOGUEIRA JUNIOR. O sepultamento será a manhã, segunda-feira, dia 18/01. Assim que tiver mais informações, repassarei. 

Professor Hélio Antônio da Silva
Diretor da Faculdade de Engenharia 
100 anos de sua fundação

Além de um grande colega, Wilsinho era o maior incentivador para que eu continuasse blogando matérias. Falou que abre diariamente  o blog, na esperança de ter algo novo.

Estou com os netos em casa, o que me impede de ir a JF. Muita tristeza!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FOI RUIM, MAS FOI BOM

Acabou 2015. Se olharmos as perdas de colegas queridos, foi péssimo. Se olharmos pra crise econômica e política, muito ruim. Mas vamos ficar com o profeta Jeremias: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21).
Tivemos bons momentos em família e também revendo colegas. Marini deu um baita susto na turma. Deu a volta por cima e está inteiro, apenas acabadinho.
Pudemos nos reencontrar em setembro, novamente em JF. Quantas boas lembranças!

Esses dois sempre agarradinhos.
E os velhos viram crianças.
E sacanas.

Caramba! Itamar apareceu!
Precisamos preservar isso.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

FALECEU O PROFESSOR HÉLIO FADEL

Faleceu Helio Fádel Araujo (85 anos), uma das maiores expressões da arquitetura de Juiz de Fora. Ontem, ele havia completado 60 anos de formado pela Universidade Federal do Rio.
Mineiro de Rio Preto, Helio Fadel se tornou um dos recordistas de certidões técnicas fornecidas pelo CREA de Minas Gerais, para mais de 850 obras. Foi secretário de Planejamento e Urbanismo nos anos 70 e, por mais de duas décadas, professor de desenho arquitetônico na UFJF. Também foi prefeito da Cidade Universitária e deixou seu nome inserido em várias obras, como o pórtico norte, os anfiteatros sextavados e o prédio da Reitoria. Seu traço pode ser encontrado também em diversos prédios construídos em Juiz de Fora e Cabo Frio, onde foi homenageado dando o nome a um dos mais sofisticados edifícios da Praia do Forte.
Helio Fadel morreu sem ver realizado um de seus sonhos: o gradeamento do Parque Halfeld, “única solução para proteger um dos maiores cartões postais da cidade”.
A solidariedade da coluna à viúva Terezinha Adum Araujo, aos filhos Rogério e Rochelane e demais familiares. O sepultamento acontece hoje, às 15h, no Parque da Saudade.
http://www.tribunademinas.com.br/colunista/cesar-romero/


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

NA HORA DE FALAR DE FESTA A GENTE FALA DE TRISTEZA

Somente agora abri o e-mail de Snoopy comunicando o falecimento da colega Ieda L. Gonçalves, da turma de julho/77. Veja isso:

Queridos amigos! Acabei de chegar em Valença e fui surpreendido com a triste notícia do falecimento da nossa querida Ieda nessa madrugada em Volta Redonda. O enterro aconteceu às 16:30. Não tenho o email de todos aqui, mas peço retransmitiam para nosso fraterno apoio ao Grande Baiano Ferraz! Abraços em todos! Snoopy.
Depois de uma notícia triste fica até esquisito desejar um Feliz Natal pra todos. 


Ela é o número 17 da foto.
Mesmo estando desligado ou mesmo sem nunca ter sido ligado a um determinado colega, a gente sempre sente a sua partida dessa nossa caminhada.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

REVENDO UM COLEGA MUITO ESPECIAL

No último fim de semana Mirian e eu estivemos em Barbacena, para assistirmos dois eventos  maravilhosos. Veja abaixo:
O Grupo Ponto de Partida  é de Barbacena e roda o Brasil e o mundo. É fantástico.
No sábado este, promovido pelo Ponto de Partida.
E para o(a)s colegas do Rio, aí vai a dica:
Durante o dia, no sábado, tomamos este rumo.
Entramos à direita, para Tiradentes.
Uma homenagem aos colegas ferroviários como eu: Walkreuse, Dirceu, Rosana, Edinho... Faltou alguém?
Para quem não sabe, nos fins de semana tem esse passeio até S. João Del Rey.
Esse maquinista não faz parte do pacote turístico.
Vá vendo alguma coisa do artesanato. Tiradentes é a mais charmosa cidade histórica de Minas e muito pra se ver.



Tomamos a direção de "Bichinho" que cresce a cada dia, com ótimas lojas.
Mas tínhamos uma missão muito especial por aqui, na Pousada da Oficina. Conhece esse cara?
Eu o peguei comendo um churrasco aqui.
Na companhia da esposa Patrícia.
Se ainda não identificou, vou dar uma ajuda, voltando em 1977.

É isso aí! O tempo fudeu!
Eduardo deu um baita susto na gente recentemente. Esteve internado em UTI em S. João Del Rey, depois BH. mas está recuperado. Já voltou a trabalhar em sua empresa de engenharia, em Niterói. Patrícia fica aqui, gerenciando a pousada, onde até a casa do cachorro tem o estilo de Bichinho.
São 8 chalés.
Vá vendo mais,


Marini está querendo receber uma turma aqui. Quem topa fazer isso em 2016?
Eles conseguem fechar mais pousadas na região. Tô dentro e Reginaldo também já se manifestou. Falta você.
É muito bom rever colegas. A Engenharia criou laços muito fortes entre nós. Do meu curso de Direito, que fiz depois, não consigo sequer lembrar o nome de mais de 3 colegas.
Ele pretende parar de trabalhar no final do ano. Faz muito bem. Trabalho é coisa do mal.
Patrícia também é muito simpática. Ela ficou muito grata com o carinho recebido por parte de alguns colegas, quando Marini esteve internado em BH. Lembro-me de ter citado Rogério e Marília e também Inez.
Coitado! Com o tempo ele ficou barrigudo.

Até a Pousada da Oficina!