Sejam bem-vindos, colegas da turma de Engenharia da UFJF de 1977


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ADESÃO AOS ENCONTROS EM NOVEMBRO

Zé Márcio informa;

"A adesão está indo muito bem. Até o momento temos 95 presenças confirmadas para o buffet e 72 para o churrasco. Espero que mais colegas venham aderir."

Você está esperando o que para dar o seu nome, da patroa, namorada, rolo...? (não vale levar piranha do K 2).

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ONDE ANDA VOCÊ, REGININHA?


Oi, Cléber!








"Grande cidade" a nossa, não é? Como não sabíamos, na época, que éramos de Carangola? Paulo Ernane e Danilo, eu sabia e conhecia muito bem os dois. Não sei qual é o mais famoso carangolense, mas sem dúvida, o mais cara de pau "era" (observe que a afirmação foi feita no passado!) o Paulo Ernane, que foi fazer prova de Transportes vestido de mulher.

Quanto a mim...

Quando estava no décimo período, dei umas aulas para o nono período a pedido do Plácido. Naquela época descobri o que queria de minha carreira profissional. Larguei o estágio e fui me preparar para fazer o mestrado. Assim, fiz mestrado e doutorado na COPPE/UFRJ, dei aulas na Nuno Lisboa, no IME e depois fiz concurso para a Universidade Federal Fluminense, onde estou até hoje como professora Dedicação Exclusiva. Aqui já fiz de tudo. Já fui Chefe de Departamento, Diretora de Instituto, mas hoje atuo mesmo no que sempre gostei de fazer: dando aulas (na graduação e na pós), orientando alunos, fazendo pesquisa e também trabalhando em projetos  de Extensão Universitária, atuando junto à comunidade. Nesse trabalho tive o prazer de trabalhar novamente com o Plácido, que também era professor aqui da UFF (hoje, aposentado). 

Tenho dois filhos que foram para diferentes áreas: um fez filosofia e outro design de produtos. Agora eu e Elson temos um netinho lindo (como são os netos!), de 10 meses. No momento vivo a terrível dúvida: aposento ou não?

Abraços,

Regina (ou, Regininha, para o pessoal de Carangola,  de JF e para amigos especiais do Rio!)


terça-feira, 16 de setembro de 2014

OLHA O PRAZO!

Está chegando o dia do pagamento a data. Vamos relembrar a nota de Zé Márcio:

"Abaixo estou enviando os valores referentes ao encontro de novembro. Lembramos que serão 2 pessoas a participarem dos eventos.

Caso  o acompanhante também participe do churrasco o valor a ser depositado será R$ 384,17. Se somente o colega vai participar do churrasco, o valor será R$ 321,??.

Estes  valores poderão a seu critério ser parcelado em 3 vezes , nunca se esquecendo de acrescentar 0,17 em cada parcela que e o identificador do depositante.

Datas p/ deposito :
1* parcela ou parcela única -------15/09
2* parcela --------------------------15/10
3* parcela --------------------------10/11

DESTACO  QUE ESTE ANO SERÃO DOIS EVENTOS"

Zé: Acabei de fazer o meu pagamento. Estou passeando em Salvador e fiz no caixa eletrônico. Por falta de trocado depositei 330,00 ao invés de 321,17.  Vou cobrar o troco no jantar. Leve moedinhas para isso.

Quem estiver sem nada pra fazer, dê uma olhada em meu blog:
http://embelisariomg.blogspot.com.br/2014/09/um-domingo-em-salvador.html

sábado, 6 de setembro de 2014

ONDE ANDA VOCÊ, REGINA?


Mandei para ela o seguinte e-mail:

Caríssima Regina:


Sem sombra de dúvidas você foi a pessoa mais marcante da turma. Uma mente brilhante e uma colega de todos. Ajudava muitos, a todos os instantes.

Adoraríamos  saber de sua trajetória profissional/pessoal, parece-me que toda ela no mundo acadêmico,  e quem sabe, uma foto atual. Como lhe vi não tem muito tempo, posso lhe garantir que essa foto não vai ser muito diferente daquela da revista.

Um grande abraço



Cléber querido!


Que e-mail mais delicado e elegante!Não esperaria outra atitude de você!
Nem imaginava estar com essa fama toda de tão boa colega no nosso curso. Eu sempre apreciei e estimei muito meus companheiros de faculdade e o que se aprendia nas aulas e nos estudos pessoais passava adiante sem restrições. Sinto-me homenageada com a sua consideração. Muito obrigada. Você também foi um bom amigo para todos.

Segui a linha acadêmica, sim. Vim para o Rio para fazer mestrado e acabei enveredando pelas "n" escolas existentes aqui no Rio.
Em uma das faculdades me liguei a um grupo muito especial com trabalhos voltados aos Direitos Humanos na área da Habitação Popular com financiamentos vindos do exterior, quando os países ricos ainda eram ricos, e também por parte do nosso poder publico.

Fiquei feliz com as minhas escolhas pessoais e profissionais, felizmente.
Vou encontrar uma foto recente em que não esteja com cara de "bruxa" e te enviarei.

Grande e afetuoso beijo saudoso e muito obrigada pelo seu contato.

Regina (Ventura) Duarte



Um terceiro e-mail trocado:

Muito legal!

Aguardo a foto para publicar. Vou propor que no encontro todos aqueles que você ajudou a conseguir o diploma começam a repassar-lhe o dízimo dos seus salários. Pode contar com o meu.

Nunca me esqueço de uma prova oral a que eu estava sendo submetido, com aquele velhinho ("Coronel" ???) creio que " Construções em Aços e Madeiras". Quando ele perguntava você entrava argumentando em voz alta. Isso não professor!!! Tá muito difícil!!!  Não foi dado em sala !!! Enquanto isso Julinho Portela e outras feras como você iam dando a resposta para quem estava sendo perguntado. Espero que seus alunos não façam  mesmo com você.

Imagino que você continue na luta. A turma da área de educação geralmente vai até os 90.

Aguardo a foto

Um grande de beijo


Como se vê, a tal foto não veio. Vamos ficar mesmo com essa de princesa.
Essas mulheres!!!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Regina reclamou da legenda da foto. Veja lá:

Oi, Cleber.
A foto é minha, da Regina (Ventura) Duarte, mas saiu o nome da Regininha que é de Carangola. Eu sou de Juiz de Fora mesmo, UAI!

Beijo e não desista da tal foto recente que mandei para especialistas em foto-shop para dar uma "melhorada"!


O erro foi da revista, que deu o mesmo nome às duas "Reginas". Nem havia me atentado para esse erro da revista e acho que nem ela.
Somente devo admitir que fiquei frustrado pois sempre achei que eu era a figura mais ilustre nascida em Carangola. Com tudo isso descobri que sou a segunda, depois de Regininha.  Se Paulo Galo também nasceu lá, ele é a terceira mais ilustre.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

NO TÚNEL DO TEMPO

Paulo Galo “assediando” Terezinha Caiafa sob as vistas de Luiz Fernando Silvestre e Marquinho Goldman.
Katu, Antônio Carlos, Silvestre, o prof. de pntes que não lembro o nome, Lúcio e Flávio Carrera
Roberto Barreto, Julinho, não me lembro o nome, Silvestre, Ricardo Morano e Luisa Arminda
Nonoca no teodolito, Maguinho, Julinho e Fábio       
Fotos enviadas por Katu




AINDA SOBRE CAICA

Recebemos um e-mail de agradecimento de Suely, esposa de Carlos Henrique e fez uma pequena correção de datas. Ele faleceu em 07/06/2006 e a netinha Raissa nasceu dia 17/08/2013, data do aniversário de Caica.

Também nos mandou fotos de nosso encontro em Manhuaçu.
Vamos lá: Caica, Reinaldo (Cegonha), eu, no início de embarrigamento, 
Assentados: Geraldo, Antônio Jacinto, Reginaldo (na época tinha cabelos em abundância) e Gilberto (Mato Grosso).
Gilberto Mato Grosso num lance de uma garça pantaneira.
E as esposas. Ângela (Geraldo), Zélia (Reginaldo), Suely (Caica), Mirian (Cléber) e Fátima (Jacinto).
Interessante. Somente acorreu me ocorreu uma dúvida. Caica sempre falava que Geraldo era uma bichona.

POXA! CAICA NÃO VAI

Pois é! Caíca foi um grande amigo, cuja partida fez doer muita gente. Era na sua "república", lá perto da Igreja Melquita, que a gente corria para ver a prova de " Portos" que fora roubada,...  prá pegar o compasso e copiar as medidas do trabalho de "Pontes" do colega mais fera, numa virada de noite...
Foi na sua casa em Manhuaçu que nos reencontramos, Reginaldo, Gilberto, Geraldo, eu... já com os filhos pequenos. 
Mas a vida quis que ele fosse embora muito cedo, vítima de um enfarto fulminante, em 6 de  junho de 2006, com apenas 55 anos.

Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto
..................

Pois no mesmo dia 6 de junho, de 2013 nasceu a primeira netinha, Raisa, para a alegria da família.

Um grande beijo a toda a família!


CAICA ao lado de minha noiva, hoje esposa, Mirian, na missa de formatura.
Não sei se a lista de chamada lá do céu é xerox daquela de Valmor, da Escola de Engenharia. Da dir pra esq, Carlos Henrique Carvalho, Carlos Roberto Nicolini, que também já nos deixou e ... Cléber de Oliveira Paradela.
Reginaldo Vasconcellos:

Tive o prazer de conviver com o CAÍCA, não só na Faculdade, bem como na sua "república", na rua Olegário Maciel esquina de Benjamim Constant, onde fomos companheiros de estudo. Me lembro que em 76/77, peguei o cálculo estrutural de um prédio no bairro Eldorado e compartilhei com ele o serviço. Foi muito gratificante. Vender e aplicar a técnica de cálculos, mesmo antes da nossa formatura. CAÍCA foi este meu parceiro. Um parceirão.
Em 2002, quando eu ainda estava em Salvador-BA com o Cléber Paradela, CAÍCA me convidou a montarmos uma empresa de sondagem, poços artesianos para que eu participasse também de estaqueamento. 
Barbudo, boa praça, inesquecível amigo...
Onde estiver, com certeza está brilhando.  

Gilberto Veloso:
Quero deixar registrado, com muito pesar  ausência de nosso grande  AMIGO da turma de dezembro , Carlos Henrique Carvalho,  mais conhecido como CAICA. Nascido em Manhuaçu/MG, trabalhou inicialmente com sua empresa de fundações em Manhuaçu. Depois, aqui em Campo Grande/MS, trabalhou na Estacan Engenharia,  e posteriormente voltou  para  Manhuaçu/MG onde continuou  à  frente de sua empresa,  KIK Engenharia de Fundações.
Atualmente  seu Filho Junior, também Engenheiro Civil, formado na UFJF, administra a empresa da família, com obras nos Estados de MG e ES.
O laço de amizade de nossas famílias  continua,  pois anualmente  nos encontramos  aqui em Campo Grande/MS  ou em Manhuaçu/MG, com a Suely  (viúva do KIK) e seus filhos Junior e Naiana.