Sejam bem-vindos, colegas da turma de Engenharia da UFJF de 1977


quinta-feira, 10 de novembro de 2022

VOCÊ SE LEMBRA DO EDSON BARBOSA?

Edson é natural de Cataguases e a decisão de cursar Engenharia Elétrica veio de um sonho de família... O seu pai, Sebastião, queria um “doutor” entre os filhos. Assim, o caçula de três irmãos assumiu o desafio. Entre idas e vindas de Juiz de Fora a Cataguases, ele persistiu... 
O primeiro estágio foi realizado na Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, pouco antes de formar, em janeiro de 1977.
Após formado, teve sua primeira experiência como Engenheiro Eletricista no setor de Construção Civil, da SIHEL Construtora Ltda, situada no Rio de Janeiro. Por lá se manteve de 1978 a 1983. 
Mas como sabemos que a vida prega muitas peças, embora tudo estivesse muito bem encaminhado, em meio a esta trajetória houve o falecimento do seu pai e a decisão de retornar a Cataguases para apoiar a família.
Assim, inicia-se uma nova trajetória profissional em sua cidade natal. Primeiramente, ele trabalhou na COHAB – Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais e, posteriormente, na CONSTRURAL LTDA. Somam-se, ainda, responsabilidades técnicas na CASELI - Cataguases Serviços Elétricos e Indústria Ltda, ELETRICA GSV LTDA, dentre outras. Complementarmente, realizou o curso superior de Ciências, com habilitação em Matemática, para também lecionar esta disciplina no Colégio Cataguases.
No entanto, a vontade de trabalhar por conta própria sempre prevaleceu. Sendo assim, houve uma primeira iniciativa de abrir uma farmácia. A Drogaria Vila Tereza existiu em Cataguases por aproximadamente 10 anos, o que também rendeu mais uma formação, a de Técnico em Farmácia. 
Paralelamente a esta trajetória, os projetos elétricos sempre existiram. Um projeto aqui... outro ali... ele entendeu que o seu destino era trabalhar como projetista autônomo. A partir desta decisão, somaram-se milhares de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Em uma breve pesquisa no site do CREA MG, encontramos o registro de 2313 ARTs, de 2011 a 2022.
Estas mesmas ARTs permitiram que o Edson formasse suas duas filhas, Aline e Isabela, que mantiveram o legado dos “números”. Aline é Engenheira Agrícola e Ambiental de formação, Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atualmente é Professora no Departamento de Engenharia Urbana da Universidade Federal de Ouro Preto. Isabela é bacharel em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Financeira, e atualmente trabalha como analista de serviços financeiros, no Grupo Energisa. 
Finalizando, esperamos encontrá-los em dezembro, para comemorar toda esta trajetória. Toda a família estará presente, incluindo sua esposa Solange.

Observação minha: Quem será o (a) próximo(a)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário