Sejam bem-vindos, colegas da turma de Engenharia da UFJF de 1977


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ONDE ANDA VOCÊ, BICANCA?


Recebi esse e-mail:

Caro Cleber,

"Só para variar, e até mesmo porque já estou ficando velho (60 anos, em 27 de agosto) fica aqui o meu “potresto” pela data escolhida para o novo Encontro da Turma. Penso que haverá outros que moram tão o mais longe que eu (o Tuzinho não foi no último, 7 de setembro do ano passado) porque estava no Pará, aí mesmo no Brasil. Eu já moro no exterior há 7 anos, mas no ano passado estive em todas as “efemérides”, e voltei ao Perú na 2ª feira cedo. Mas no meio de novembro, é foda! Eu estarei no Brasil de 4 a 7 de setembro, para o casamento do meu 2º filho. Voarei de volta na 2ª feira 8. E aí meu amigo, é só em dezembro, do dia 20 de dezembro a 4 de janeiro.
Ainda estou longe de poder aposentar, ainda tenho que queimar muita lenha. Mas a data que voces escolheram é para o pessoal que mora em Juiz de Fora, Rio, São Paulo, etc. Mas os loucos que moram “nas Oropa, França e Bahia”, é difícil estar presente. 
Outro dia houve na Globo Internacional uma reportagem sobre Boston. Minha mulher sonhou: “que lugar lindo, queria morar lá!”. Chamei à realidade: no exterior, nós só trabalhamos em “Merdan”, 3º Mundo prá ninguém botar defeito... Mas ainda assim, é aqui que tenho que ganhar a vida.
E em novembro, amigos, não vou poder “alinhar para o páreo”, terei que fazer forfait ... Com muita pena de não estar presente. 
Fica a sugestão para tentarmos fazer as reuniões mais próximo do fim do ano, ou num feriado mais longo em 2015. Vale até 6ª feira da Paixão!"

A partir desse contato, Bicanca mandou-me esta entrevista que ele deu para a revista "Odebrecht Informa”, onde a sua trajetória profissional é resumida, assim como os seus conceitos pessoais, como ele mesmo me declarou.



Experiencia internacional de seus funcionários é um dos maiores ativos da Odebrecht Latinvest.

Engenheiro e advogado, Marcos Pereira da Silva, nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, não tinha um pai construtor e uma infância de viajantes. De fato, seu pai já tinha era considerado o mais estável de todos os empregos no país: funcionário do Banco do Brasil. Mas o desprendimento natural das coisas materiais de Marcos o fez viajar muito, e tudo tinha de caber em uma só mala. Marcos participou do primeiro projeto internacional na história da Odebrecht, o Hidrelétrica Charcani V, no Peru, começou em 1979 "Naqueles dias, tudo era diferente. Nós embarcamos rumo ao desconhecido ", descreve com nostalgia e emoção. Até hoje ele é fã de Melgar de Arequipa, um clube de futebol da cidade de Arequipa, no Peru, que manda seus jogos no Estádio Mariano Melgar com capacidade de 20.000 pessoas e atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Peruano. Marcso também é fã do Tupi de Juiz de Fora e do Botafogo n do Rio de Janeiro. Ele não parou mais. Foi nos Estados Unidos, Colômbia, Panamá, Líbia e agora trabalha como Gerente de Mercado da Concessionária Rotas de Lima. "Eu sempre fui uma certeza de que, ao fazer todas essas mudanças a empresa iria me dar a melhor condição de trabalho ". Para ele, trabalhar em países diferentes, com culturas diferentes, ajuda a construir uma visão masi ampla, essencial para o campo de concessões. Das muitas lições, apresenta um "Você tem que entender que ninguém é insubstituível. Então a coisa mais importante é deixar um legado para que outra pessoa possa continuá-lo ".



Sucesso, cara! Zé Márcio registrou em ata o seu protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário