Sejam bem-vindos, colegas da turma de Engenharia da UFJF de 1977


quarta-feira, 16 de abril de 2025

A TURMA DE DEZEMBRO SE LEMBRA BEM DE MARCOS AMADO

Prezado Cleber, vc nos inspira, e em atenção ao seu pedido fiz um resumo da minha vida engenheiristica.
Curriculum de Engenharia: 1978-1980: Almeida e Filho: mineração de Casa de Pedra; projeto e construção da estrada Mogi-Bertioga.
1981-1982: Congel Construçoes Gerais Ltda: Construção da agência do Banco do Brasil em Ouro Fino e da Escola Estadual Modelo Carpe em Crisólia perto de Ouro Fino. 
1983-1998: Construção de Galpões metálicos com várias obras em Juiz de Fora e outras cidades de Minas Gerais entre elas: Ginásio do Tupinambás, Galpão Incolafer, Quadra Clubes Cascatinha, ASE, Galpões para Herculano Transporte, Ponte em Piau, Transporte Girasol, Quadras em Clube Leopoldina, Muriaé, Cataguases, Silos em Fazenda Bemposta, Construção da Cervejaria Americana, Prédios em Juíz de Fora. 
Em 1998 entrei para Prefeitura por concurso, 5⁰lugar onde trabalhei até 2009 na Defesa Civil onde projetei e construí o prédio da sede onde hoje é a Casa da Mulher, fiz o plano de risco em movimentos de terra e inundações de Juiz de Fora, etc. 
Em 2009 o grande amigo Rogério Campos me laçou para a Em Casa onde fui supervisor e depois Diretor Técnico onde juntos fizemos vários loteamentos e casas populares do Minha Casa Minha vida.
Depois o nosso colega formado antes, engenheiro Jefferson depois com Amaury Couri, o Tschibum, me levou também pelo Rogério Campos, para Secretaria de Obras onde estou até hoje, fui gerente nas gestões do Custódio e Bruno Siqueira, com a Margarida sou só engenheiro. 
Mas fiz vários projetos e obras de contenção em áreas de risco, fiscalização dessas obras além de creches, escolas, UBS, praças,etc. 
Como sou polivalente ou seja "pau prá toda obra" fiz os projetos de incêndio do Estádio Municipal do qual sou RT, AVCBs do Teatro Paschoal, Ginásio etc, etc, etc. 
Experiência Acadêmica: Especialização em Segurança do Trabalho, Engenharia Econômica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental, Mestrado em Tecnologia pela UFF, Mestrado em Geotecnia UFV. 
Lecionei Resistência de Materiais para turma de Mecânica no Colégio Pio XII no qual fui paraninfo da turma; fui professor também de Resistência e Segurança do Trabalho para turma de preparação para Mercedez Benz no Senai, dei aulas de Segurança para Cipas no Senac vários anos e de PERT-CPM para turmas da Escola de Engenharia e CTU.
Lecionei também em contrato para turmas de Engenharia e Arquitetura na Faculdade de Engenharia, as disciplinas de Programação e Controle de Obras, Tecnologia da Construção e Manutenção de Edificios. 
Hoje ainda estou na Secretaria de Obras, como fiscal das obras de contenção e "Faz Tudo", onde fiz recentemente 10 projetos em Cortina Atirantada para diversos bairros. 
Ufa! Acho que tá bom. Sempre trabalhei com engenharia , quando casei com Maria das Graças, dentista e depois Epidemiologa da Gerência em Saúde do Estado, no Palácio da Saúde, juntos temos duas filhas maravilhosas, a mais velha é Engenheira Eletricista na Siemens em Londres onde está há 7 anos e a mais nova Pediatra em Caçador Santa Catarina. 
Devo aposentar este ano, quando pretendo continuar com consultoria de engenharia, que faço particularmente fora do horário de trabalho, cálculos estruturais, projetos de loteamento, vários em Matias e Juíz de Fora. 
O grande orgulho, kkkk, fiz projetos de Pontes para prefeitura de Juiz de Fora, ao lado da Martminas, de Santa Luzia, Linhares e a de Palmital divisa de Pedro Teixeira/Juíz de Fora, de 40 metros de vão, onde colocaram a minha placa como projeto e cálculo, o Email fez a vistoria final e aprovou tudo. 
O construtor foi o Carlos Inocêncio, grande amigo, meu e do Rogério Campos, proprietário da Columbia Construtora Ltda. Galpões importantes também foram da Empresa da Útil, ao lado do Martminas e os projetos da Martminas nas áreas de incêndio e licença ambiental. Até agora é o meu portfólio. 
Agradeço a Deus, ter convivido com nosso mestre Abramo vários anos, quando na Defesa Cívil, aprendi muito e a ter confiança como engenheiro raiz , o levei para vários churrascos de fim de ano. 
Agradeço a Deus também ter sobrevivido a Engenharia! É isso.
Completando, tive orgulho de encaminhar vários engenheiros recém formados para empresas conhecidas para iniciarem suas carreiras de forma digna. Tive o prazer de fazer parte da banca do TCC deles ter meu nome em seus trabalhos nas áreas de geotecnia, contenções em Santa Tereza, Linhares e um estudo da Ponte Metálica do Poço Rico.
Vamos ver algumas fotinhas:
Um belo curriculum!
Faltou humildade no colega para falar que quando tinha alguma dificuldade de ordem técnica ela recorria a mim.
Tem gente me devendo texto e gostaria de receber outros de voluntários.
Opa! Acabei de postar a matéria e, por coincidência, Dirceu nos informa que hoje é aniversário desse colega.
Parabéns pelo curriculum e pelo niver!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário